SOBRE PENICHE

Peniche situa-se na Região Oeste de Portugal, numa península com cerca de 10 km de perímetro, tendo o Cabo Carvoeiro como o seu extremo ocidental. É a localidade mais ocidental da Europa Continental.

Para além das artes da pesca, que sempre foram uma das fontes de rendimento da população, Peniche é também conhecida pela arte das rendas de bilros, que as mulheres se dedicaram a aperfeiçoar enquanto os homens andavam no mar.

O mar continua a ser um dos principais pontos de interesse e desenvolvimento e as bonitas praias de Peniche são deveras apreciadas. Se as baías da Consolação e do Baleal proporcionam um bom resguardo para dias de praia em família, as ondas desta costa oeste, como as da Praia de Medão Grande, conhecida como Supertubos devido às suas grandes ondas de forma tubular, são muito procuradas por surfistas e bodyboarders de todo o mundo.

Vários são os pontos de interesse na área, como a Fortaleza de Peniche, mandada edificar por D. João III em 1557 e concluída em 1645; a Gruta da Furninha, na costa Sul da península de Peniche, mais importante estação pré-histórica do concelho; as Igrejas de São Pedro (final do século XVI) e da Misericórdia (início do século XVII); a peculiar Capela de Nossa Senhora dos Remédios.

Bem próximo da cidade situa-se Atouguia da Baleia, uma vila bastante curiosa e agradável, onde se pode observar o curioso Touril, estrutura do século XVIII utilizada como palco de lides tauromáquicas, a Igreja de S. Leonardo (século XII) e a barroca Igreja de Nossa Senhora da Conceição (final do século XVII).

A uma viagem de barco de distância fica a Ilha das Berlengas, Reserva Natural. As suas águas translúcidas são ideais para os mergulhadores que aqui encontram um rico reduto natural de fauna e flora marinha.

Como não podia deixar de ser, o mar domina também as especialidades gastronómicas. Não se deve por isso deixar Peniche sem provar a caldeirada, o arroz de marisco ou a sardinha assada no carvão, sempre acompanhados dos vinhos da região Oeste. Para sobremesa, recomendamos os doces de amêndoa, como os pastéis “Amigo de Peniche” ou os biscoitos chamados “Esses”.